- Ano: 2013
-
Fotografias:Mauro Filippi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto relativo ao passeio marítimo de Baletrate foi feito numa área que, embora não seja altamente antropizada, torna-se muito densamente povoada no verão devido a forte atração turística, já que ali existem diversos resorts à beira-mar.
O projeto executivo e sua realização destinou-se à relação ambiental dos espaços públicos existentes, alguns deles incluídos no LIC (Lugar de Importância Comunitária) ITA 010018 'FOCE DEL TORRENTE CALATUBO' (‘Foz do Rio Calatubo’).
A planta com pequenas, mas significativas, mudanças no estado do lugar, busca preservar e melhorar a paisagem e as características naturais, mitigando o impacto ambiental da pista sobre a costa.
O desenho é centrado na criação de um passeio marítimo em contato direto com a praia, o que limita a presença de estruturas artificiais. O projeto pretende melhorar o impacto ambiental da rodovia frente ao mar, sobre a costa, e favorecer um uso não veicular do lugar.
Todos os trabalhos sobre o traçado do passeio marítimo foram ajustados de acordo com o princípio de fácil reversibilidade.
Os pavimentos do passeio foram substituídos por uma cobertura de concreto feito in-situ, com agregados de pedras e areia, que depois foi lavado para expor os agregados à vista.
Os pontos de acesso ao mar foram facilitados devido à instalação de passarelas de madeira laminada e aço inoxidável. Com o objetivo de limitar o impacto das obras, colocou-se um lastro de pedra local, com o propósito de proteger o muro de contenção da pista de possível afundamento, e de definir uma forma mais natural da margem costeira.